A tragédia mora ao lado
O povo brasileiro não está acostumado a ver tragédias naturais, somos um País abençoado e isso nos assusta. Assistimos estarrecidos os últimos noticiários mostrando o nosso lindo Estado de Santa Catarina atingido pela enchente do Rio Itajaí-Açu, causada pelas chuvas dos últimos quatro meses, que insiste em continuar. Segundo o CEPTEC/INPE o fenômeno é anômalo, mas natural devido aos atuais descontroles ambientais.
Ver o Estado de Santa Catarina inundado nos faz lembrar de Nova Orleans (EUA) quando foi assolada pelo furacão Katrina, em 2005, aliás, basta compararmos as fotos áreas. O mundo se assustou e hoje o Brasil se assusta, claro leitor, não foi um furacão, mas um cataclismo que derrubou barreiras, isolou cidades, destruiu casas, deixou muitos desalojados e desabrigados, muitos desabamentos e pessoas soterradas, sem falar nas mortes que entristeceram o povo e preocuparam os governantes.
Santa Catarina, muito querida dos brasileiros, nossa menina de verdadeiros paraísos encantados, como nos contos de fadas com pequenas casas, como as de boneca, ou grandes, como palácios, uma beleza natural invejável e um povo amável no trato dos turistas e muito acolhedor, quem já esteve lá sabe do que eu estou falando. Aos nossos irmãos catarinenses fica a nossa solidariedade.
A tragédia no Sul do nosso País trouxe muitas dores, mas também nos fez parar para refletir sobre todos os alertas já feitos anteriormente pelos cientistas, meteorologistas e defensores do meio ambiente: é preciso mudar o nosso comportamento e tentar reverter um quadro lastimável de destruição ambiental. Muitos podem pensar que não, mas está comprovado cientificamente que o desmatamento da nossa Amazônia está refletindo em outras regiões do nosso País, causando transformações e fenômenos naturais jamais imaginados para o nosso Brasil, como secas e enchentes.
É preciso haver uma mobilização nacional, precisamos mais do que nunca da nossa Defesa Civil reforçada em todo o País e preparada para esses tipos de fenômenos naturais. Devemos orientar a nossa população para que evite a ocupação das encostas e principalmente o desmatamento.
O que nos consola e nos motiva é que o povo brasileiro se destaca mundialmente pela sua fé e solidariedade e tem demonstrado isso todas às vezes que se fez necessário.
Ainda há tempo para revertermos o quadro, basta apenas conscientização e ação.
Salette Granato
27/11/08
SALETTE GRANATO
Enviado por SALETTE GRANATO em 19/12/2008